ÓLEO DE COCO: O MAIS NOVO QUERIDINHO DO MERCADO

ejdiewd9ew
Fonte: DR Rocha/Divulgação 

 

Fala-se muito sobre os benefícios do óleo de coco, mas será mesmo que o produto
é milagroso é resolve problemas de saúde, emagrecimento, cabelo e pele?

Por onde você passa tem alguém conversando e falando sobre alguma receita envolvendo o óleo de coco. É no salão de beleza, na sala de espera da nutricionista, no trabalho, na academia, nas redes sociais ou em alguma reportagem seja TV, Rádio, Jornal ou Revista. Mas afinal de contas, o que há por trás desse milagroso produto?

Para entender melhor, o óleo de coco é feito através da prensagem da fruta madura. No entanto, há muito por trás desse processo. Tem óleo de coco refinado e puro. Sem falar das classificações: virgem, extra-virgem e orgânico. A dúvida é, qual deve ser usado na culinária ou na estética? Mas isso é só o inicio! Deu para perceber também que não adianta só seguir aquela dica da sua vizinha sobre usá-lo nos cabelos para hidratar, tem que saber qual tipo é o certo.

No processo de fabricação, a prensagem é feita com a fruta limpa e sem casca, mas no caso dos refinados são produzidos com cocos frescos ao contrário do puro que é feito do coco seco. O óleo virgem é feito através do processo refinado e embora a secagem seja feito por máquinas, todo o procedimento é natural e livre de contaminantes.

O óleo extra-virgem também é feito da mesma forma, mas como explica o site Óleo de Coco, o que diverge é:

aspas9

Chama de virgem o óleo que é obtido a partir do mesocarpo (parte marrom fibrosa, entre o endocarpo e o exocarpo) do coco e de extra-virgem o óleo obtido a partir da parte branca carnosa em seu interior

19ccb97b51c38189a6ba2449a37ffd4a

Já os refinados não possuem o mesmo processo dos puros, portanto, requerem um auxilio de refinamento para retirada de contaminantes. Com isso, os óleos acabam perdendo parte dos seus nutrientes. Sendo assim, os óleos refinados servem para fritura, por ter um ponto maior de fumaça.

Dividindo os óleos em tipos, vamos chegar ao assunto que vem tornando o produtor o ”famosinho” nas prateleiras de supermercado e lojas: qual tipo serve para cada situação -citado no inicio do texto – ?

tipos-de-leo-de-coco-2_1_orig
Fonte: Óleo de Coco/Divulgação 

Os não-refinados, ou seja, os óleos virgens e extra-virgens podem ser utilizados no lugar da manteiga e o melhor, ele não possui lactose. Uma dica importante para os intolerantes. Eles também pode ser utilizados em pratos que requerem pouca produto, apenas para que o produto não grude na panela.

Você pode usá-los também nos cabelos; para retirar maquiagem, depilar; usar como anti-séptico e hidratante corporal; para emagrecimento; ou para prevenção de estrias. Além de todos os benefícios citados, o óleo de coco também é ferramenta para melhorar ainda mais sua saúde.

Há indícios que seja um auxiliador no controle do hipotireoidismo, infecções, melhora da saúde cardiovascular e do sistema imune.

Pelo que você percebeu, o óleo de coco tem tudo para auxiliar e melhorar sua vida em diversos aspectos, no entanto, o que muitos não sabem é que há especialistas que discordam e acreditam que os benefícios são apenas mitos.  De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) afirma que o milagroso produto não tem os benefícios que vem badalando os diversos setores.

Clique aqui

Após alguns testes em laboratórios, a ABRAN tenta justificar que a utilização do produto não é verdadeira, que sua fama surgiu apenas pelo modismo e porque a sociedade busca sempre produtos milagrosos para saúde, emagrecimento e beleza pessoal.

Enquanto os testes não são conclusivos, o uso do óleo requer precaução e utilização regrada. Além disso, é sempre bom procurar um profissional qualificado antes de utilizar, independente do modo que pretender usar.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s